--------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------- ------------------------------------------------ ------------------------------------------------ VÁRIOS ASSUNTOS: setembro 2011

OLHO DE HÓRUS

OLHO DE HÓRUS
Tambem conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

xxx

===================================

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30 de setembro = DIA DA SECRETÁRIA

DIA DA SECRETÁRIA

Vamos começar dando parabéns para quem escolheu essa profissão. Não é fácil não. É um trabalho de grande responsabilidade e que exige muita disciplina e organização. Cabe a secretária auxiliar no andamento da rotina diária do local onde trabalha, e estar sempre à frente da agenda dos executivos. Elas merecem mesmo muitos parabéns! 
E engana-se quem pensa que para ser uma secretária, não é necessário muito estudo. A profissão exige conhecimento na língua portuguesa, além de um segundo idioma. Hoje existe também o curso de Secretariado, que dura em média 3 anos, e oferece um diploma de curso superior na área.
Agora, você sabe por que comemoramos o dia da Secretária no dia 30? É que no dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. Filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, Lilian se tornou um símbolo e é lembrada até hoje em todo o mundo.





domingo, 25 de setembro de 2011

25 de setembro – Dia do Rádio

25 de setembro – Dia do Rádio

Foi aqui no Rio de Janeiro, que a 25 de setembro de 1884 nasceu EDGARD ROQUETTE PINTO, que viria a ser um dos mais importantes vultos de nossa terra.

Depois de assistir a uma transmissão elementar de rádio no Rio de Janeiro, através de transmissores colocados no alto do Corcovado, Roquette Pinto interessou-se pelo assunto e viu que o rádio seria o grande precursor da comunicação no Brasil. Apesar No primeiro teste, o Presidente de então (Afonso Pena) não se interessou em levar o modelo adiante. Os transmissores foram devolvidos aos Estados Unidos e tudo pararia aí não fora a visão de futuro de Roquette Pinto.

Sozinho não poderia levar seu plano adiante. Batalhando, conseguiu o apoio da Academia Brasileira de Ciências e do engenheiro Henrique Morize e fundou a primeira emissora de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1923.

No ano seguinte inaugurou-se a 2ª emissora, que recebeu o nome de Rádio Clube do Brasil. Ambas eram dirigidas por associados e somente alguns privilegiados tinham acesso a receptores ainda bastante artesanais.

Foi quando surgiram rádios de galena, um material proveniente de minério de
chumbo, que os "camelôs" da época reproduziam escondidos das autoridades.(Como sempre imbecis, o que hoje não é novidade).

ROQUETTE PINTO tinha por lema que o rádio era "para a cultura dos que vivem em nossa Pátria, para o progresso do país" e com esse espírito mantinha sua emissora totalmente educativa.

No final dos anos 20 já existiam aqui no Rio as emissoras Mayrink Veiga e Educadora
do Brasil, todas sobrevivendo com o esforço de seus proprietários e associados,
porque não era permitida a vinculação de comerciais no rádio. Somente, após um
decreto-lei do então "governo provisório"(?) de Getúlio, de n° 21.111 de 1° de março
de 1932 foi autorizada a publicidade no rádio.

Nessa mesma época, mais uma emissora entrou no ar:a Rádio Philips do Brasil, ligada à firma holandesa fabricante dos primeiros receptores de rádio que aqui chegaram, o
Philips.

Fundada a Rádio Philips, chegou Adhemar Casé outro pioneiro . Sendo permitida a propaganda comercial, Adhemar Casé, depois de criar na Rádio Philips (PRC-6) um programa com seu nome, saiu à procura de possíveis patrocinadores e, sem imaginar , ainda pioneiro, criaria o 1º "jingle" em nosso rádio, anunciando uma padaria na Rua Voluntários da Pátria (Padaria Bragança). E quem fez esse "jingle'? nada menos que Antônio Nássara, compositor inciando sua carreira.

A partir dessa época, as rádios comerciais foram se desenvolvendo com patrocionadores para seus programas fugindo ao estilo rádio- educativo (o sonho de Roquette Pinto) e começaram a irradiar discos com os sucessos de então,assim como contratar artistas que também estavam iniciando, além daqueles que já se apresentavam em teatros e circos e viram no rádio a possibilidade de um futuro promissor.

ROQUETTE, que já criara outra emissora (a PRD-5) Rádio Difusora da Prefeitura do Distrito Federal (atual Rádio Roquette Pinto) sentiu que estava na hora de se afastar e entregou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (PRA-2) ao então Ministério da Educação e Saúde, desde que mantivesse o sentido educativo. Isso em 7 de setembro de 1936. Essa emissora ainda hoje pertence ao atual Ministério da Educação, sendo conhecida como Rádio MEC.

Cinco dias depois, a Rádio Philips se transformou na Rádio Nacional, inaugurada como PRE-8, em 12 de setembro de 1936.

O rádio, embora não fosse aquele com o qual Roquette sonhou, não deixou de ter uma série de programas educativos, atrativos, criados por grandes nomes, como Almirante, Paulo Roberto, Paulo Tapajós, Genolino Amado e alguns outros.

Adhemar Casé manteve seu programa em diversas emissoras até o advento da televisão, quando passou a atuar na TV Tupi e teve seu "canto de cisne" no ótimo programa "Noite de Gala", já na TV Rio.

Roquette, embora afastado do rádio, continuou sua carreirra de professor até o início dos anos 50.

ROQUETTE PINTO faleceu em 18 de outubro de 1954, aos 70 anos.

por Norma Hauer



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Qualidade de vida

Qualidade de vida
 
Rose Monteiro
Qualidade de vida é tornar sua existência descomplicada,é fazer o q/ lhe dá prazer, c/ alegria e bem-estar

Qualidade de vida é suprir as necessidades pscofisiológicas, e adotarmos hábitos q/ promovam a funcionalidade do corpo, do emocional e do mental, é o aprimoramento das nossas habilidades, através do trinômio:boa alimentação,boa forma e boa cabeça.

Qualidade de vida é relacionar-se de maneir descontraída, ética e responsável c/ o meio sócio-cultural, procurando compartilhar e interagir, agregando sempre generosidade, elegância, respeito e carinho às nossa relações humanas mediante à adoção de um conjunto de valores q/ incluem boa cultura, boa civilidade, e boa educação.

Qualidade de vida é manter um padrão de gastos, dois degraus a baixo do q/ vc. ganhar. Alimentar-se c/ frugalidade. É conseguir extrair satisfação de todas as coisas. É esbanjar o seu tempo dando atenção aos amigos e aos conhecidos. É não se deixar abalar p/ percalços da vida.É amar c/ franqueza e perdoar c/ sinceridade. Preceitos da YOGA-UNIDADE SANTOS.SP

Fonte = 
Rose Monteiro = Amiga no Facebook onde publicou

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Técnicas de relaxamento mental


Técnicas de relaxamento mental


Em momentos em que estamos muito alterados ou estressados, e bom conseguir um pouco de calma e paz. Por isso hoje iremos ver duas técnicas de relaxamento mental que você poderá usar sempre que precisar.
Mas lembre-se de que o melhor é executar estas técnicas em um lugar calmo, ou que pelo menos tenha poucas distrações e interrupções.
Técnica de respiração profunda
Uma correta respiração é o primeiro passo para chegar a um estado de completo relaxamento.
Sente-se em uma cadeira confortável com as costas retas e apoie uma mão sobre o peito e a outra sobre o estômago. Respire profundamente pelo nariz, e a mão que está sobre seu estômago deve mover-se enquanto a que está no peito não. Exale o ar pela boca, empurrando tudo o que você puder enquanto contrai os músculos abdominais e a mão que está no estômago desce.
Técnica de relaxamento muscular
Para executar esta técnica você terá que entrar em um estado de relaxamento mental, ficando confortável e meditando durante uns minutos, criando um clima de serenidade e harmonia. Quando estamos prontos para começar a focalizar nossa concentração em um ponto do nosso corpo; por exemplo, comece pelo pé esquerdo, até sentir umas pequenas vibrações que irá subindo pela sua perna e assim chegará a todo seu corpo, limpando-o de tensões.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

USP sobe 84 posições em ranking mundial de universidades


USP sobe 84 posições em ranking mundial de universidades
05 de setembro de 2011 10h27 atualizado às 12h29




A USP, que no ano passado estava na 253ª colocação, subiu 84 posições e aparece no 169º lugar entre as melhores universidades do mundo
Foto: Divulgação

A divulgação do ranking inglês QS World University, nesta segunda-feira, trouxe uma boa notícia para os brasileiros, a Universidade de São Paulo (USP), que no ano passado estava na 253ª colocação, subiu 84 posições e aparece no 169º lugar entre as melhores universidades do mundo. A Unicamp configura entre as 300, na posição 235. E a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 381ª posição. Veja aqui o top 300.


A Universidade de Cambridge (Inglaterra) permanece na primeira colocação e a tradicional Harvard (Estados Unidos) como a segunda melhor do mundo, segundo lista elaborada pelo conselho acadêmico QS, entidade que se encarrega de avaliar a qualidade dos centros de educação superior.
Completam o top 10, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na 3ª colocação, seguido da Universidade Yale, Universidade de Oxford, Imperial College de Londres, Universidade College de Londres, Universidade de Chicago, Universidade da Pensilvânia e Universidade Columbia, na 10ª posição.
A avaliação de cada instituição tem 40% de peso na pesquisa acadêmica, 10% na pesquisa empregador, 20% no desempenho dos estudantes, 20% nas citações ao corpo docente, 5% de presença de corpo docente internacional e mais 5% de estudantes internacionais. O ranking avalia 700 universidades e considera o desempenho acadêmico da universidade nas áreas de artes e humanidades, ciências naturais, engenharia e tecnologia da informação, ciências sociais e ciências da vida.
Rankings
Estudar em uma das melhores universidades do mundo é um sonho para muitos jovens. Durante o ano existem diversas avaliações que medem a qualidade das instituições. Divulgado em julho, o ranking Webometrics Ranking Web of World Universities avalia a visibilidade na internet das instituições de ensino superior. Na última publicação a USP foi a instituição brasileira mais bem colocada no ranking geral, 43ª, e lidera entre as melhores na América Latina.
Na China, um ranking divulgado anualmente desde 2003 faz uma classificação das instituições de ensino superior mais "recomendadas" para se estudar fora do país. Entre elas, estão sete brasileiras: USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, Unesp, Unifesp e Ufrgs.

Fonte = Portal Terra