--------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------- ------------------------------------------------ ------------------------------------------------ VÁRIOS ASSUNTOS: outubro 2011

OLHO DE HÓRUS

OLHO DE HÓRUS
Tambem conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

xxx

===================================

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

28 de Outubro - Dia do Funcionário Público


28 de Outubro - Dia do Funcionário Público

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal. 

São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar. 

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor. 

Por toda sua história, a homenagem do PortoWeb a todos servidores públicos.


 E

terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO


18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO

Afinal porque 18 de outubro é o “Dia do Médico”?
O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo.
Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. Assim o dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas.

Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico.

A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" . Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios. 

Fonte = Aqui

sábado, 15 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO PROFESSOR NO SEU DIA - 15 de outubro


O Dia do Professor como Feriado Nacional

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado aoprofessor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


sábado, 8 de outubro de 2011

Como surgiu o Dia da Criança

Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de 
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi 
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. 
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na 
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e 
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez 
das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e 
cuidados especiais antes e depois do nascimento.


Fonte - http://www.portaldafamilia.org/index.html

Que consta esta fonte abaixo
Fonte: site Shopping b - www.shoppingb.com.br

DIA DAS CRIANÇAS PASSE UM DIA DIFERENTE AO LADO DE SEU FILHO

DIA DAS CRIANÇAS
PASSE UM DIA DIFERENTE AO LADO DE SEU FILHO




O Dia das Crianças está próximo e com ele, a correria para a compra de presentes. Para os pais que podem gastar um pouco mais, não faltam opções e preços. Para outros, no entanto, a data nem sempre é bem-vinda. Afinal, desemprego e dinheiro curto no bolso não combinam com presentes nessa época do ano. Além do mais, outubro é tão próximo do Natal!
Mas qual a saída para uma situação como essa? Na opinião da psicóloga Elaine Rabelo de Araújo Alciprete, de São José dos Campos, as crianças de hoje compreendem muito bem o mundo em que vivem. "Uma boa
conversa com os filhos, explicando as dificuldades em comprar brinquedos agora, é uma boa alternativa".

Para ela, essa sinceridade dos pais faz com que os filhos se sintam mais confiantes e seguros para enfrentar os próprios problemas no futuro. Ela garante ainda que, para a criança, muito mais importante do que ganhar
um brinquedo nessa data é ser tratada com atenção, amor, respeito e carinho.

DECEPÇÕES - "Temos casos em que os pais se preocupam mais com o presente do que a própria criança. Eles vêem a data como uma chance de se mostrarem presentes, o que não está certo, pois a criança necessita da presença dos pais todos os dias na sua vida", afirma Elaine.
Segundo a psicóloga, o que acontece hoje em dia é que os pais não querem que os filhos sofram decepções. Assim, não dar o presente no Dia das Crianças muitas vezes deixa os pais mais angustiados do que os
próprios filhos.

"Infelizmente, com essa preocupação os pais não conseguem perceber o que, na verdade, faz seus filhos felizes. Além disso, as decepções fazem parte da vida e do aprendizado e os filhos precisam aprender a lidar com elas desde pequenos".
CRIATIVIDADE - Elaine acredita que, juntos, pais e filhos também podem descobrir outras formas para se divertir no Dia das Crianças, como confeccionar jogos e brinquedos com materiais mais simples que todos têm em casa, como sucatas, tesoura, cola, papéis e lápis. "Além de aproximá-los, desenvolve a criatividade das crianças", sugere.
De acordo com Elaine, o importante mesmo é que os pais aproveitem a data para participar mais da vida dos filhos. "Sair para brincar, fazer um piquenique, passear no parque, jogar bola,correr, fazer qualquer coisa para que eles se sintam amados é o mais importante", enfatiza a psicóloga.



Pulicado no Site http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto044.shtml

Fonte: Jornal do Consumidor - N. 521 - de 04 a 10 de outubro de 2003
Informativo Semanal da Prefeitura da Cidade de São José dos Campos - SP
http://www.sjc.sp.gov.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SUGESTÃO / AUTO SUGESTÃO


Néveo J. Bello

SUGESTÃO

Aproveito para apresentar aqui, uma pequena parte de um Trabalho, que transcrevo abaixo. Trabalho este que fui convidado a pesquisar sobre os vários Livros de Auto-Ajuda onde nos ensina técnicas de pensamentos positivos. Técnicas estas que nos são reveladas por diversos autores, na maioria psiquiatras, psicólogos, médicos e também por pessoas sem nenhuma formação acadêmica, mas que sofreram diversos problemas em suas vidas e lançaram mão de vários meios além dos remédios, através de mudança de atitudes, de modo de vida e também mudando a maneira de pensar.
Como já ficou comprovado por vários especialistas, nas diversas áreas de atividade humana : "Nós somos resultado do que comemos e do que pensamos". Então a parte que selecionei para transcrever, eu já havia lido em abril de 1979 e se encontra na página 250 do livro intitulado Ajuda-te pela Psiquiatria, de autoria do Psiquiatra norte-americano Frank Caprio.

AUTO SUGESTÃO
LEMBRE-SE: Não se apresse e não se preocupe. A Saúde Mental requer o relaxamento da mente. Aonde você for, sua Mente irá também. Assim como sua Mente pode torná-lo doente, ela também poderá torná-lo são. A Mente precisa ser estimulada com novos interesses. Você será rico ou pobre, de acordo com a riqueza ou pobreza de sua mente.
Arranje tempo, em cada dia de trabalho, para repetir a si mesmo:
1 - Estou melhorando dia a dia.
2 - Estou progredindo dia a dia.
3 - Estou me tornando mais inteligente dia a dia.
4 - Estou me tornando mais experiente.
5 - Estou aprendendo a relaxar.
6 - Estou adquirindo maior autoconfiança.
7 - Acredito na minha própria pessoa.
8 - Estou adquirindo uma paz de espírito maior.
9 - Eu posso ser mais feliz.
10 - Eu sou mais feliz.
Esta Técnica de Auto Sugestão -
por William J. Fielding, baseia-se em que
"aquilo que se repete com suficiente persistência, acabará como crença e finalmente acontecerá em sua Vida."


Néveo J. Bello (quando Terapeuta Holístico)
neveo@terra.com.br

                        Esta página é parte integrante da Revista Rio Total


terça-feira, 4 de outubro de 2011

ENEJOTABE: Universidade de São Paulo (USP)

ENEJOTABE: Universidade de São Paulo (USP): Universidade de São Paulo (USP) Classificação: 1º lugar QS de universidades latino-americanas Publicado desde 2004, o ranking inglês QS ...

sábado, 1 de outubro de 2011

SENSAÇÕES

Néveo J. Bello                                                                                                  
       

SENSAÇÕES

Como é difícil dizer o que sentimos. Por quê?
Porque, a cada instante ou a cada dia as sensações que sentimos se modificam. Aquela coisa que me alegrou tanto num determinado dia e não faz tanto tempo assim, hoje lembrando dela, não sinto mais nada, até me sinto ruim.
Pior ainda, quando queremos explicar o que justamente estamos sentindo. Mas não encontramos as palavras certas para descrever. Será que esta sensação é física? Será que ela é emocional? Será que é minha mente? Ou será que é espiritual?
Mas... e aquela coisa que sempre critiquei, que sempre achei que não servia para nada e a partir de hoje passei a gostar? Será que nunca percebi a sua utilidade, foi um descaso? Será que esta coisa é tão boa, que hoje foi o dia da maturidade?
E agora... devo continuar me perguntando ou devo deixar fluir todas estas emoções? Devo esquecer o passado, não me preocupar com o futuro? Viver o aqui e o agora, ou continuar indagando?


Néveo Bello quando Terapeuta Holístico
neveo@terra.com.br

            Esta página é parte integrante da Revista Rio Total