--------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------- ------------------------------------------------ ------------------------------------------------ VÁRIOS ASSUNTOS: março 2012

OLHO DE HÓRUS

OLHO DE HÓRUS
Tambem conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

xxx

===================================

sexta-feira, 23 de março de 2012

HISTÓRIA DOS SÍMBOLOS DA PÁSCOA E DO SABOROSO CHOCOLATE

clip_image002

HISTÓRIA DOS SÍMBOLOS DA PÁSCOA E DO SABOROSO CHOCOLATE

E bastante grande o número de símbolos da Páscoa e todos tem um significado de acordo com a Cultura Religiosa  dos povos que comemoram a Páscoa cujo nome tem origem na palavra hebraica “pessach” que quer dizer passagem e para os hebreus tem especial importância, pois que significa o término da escravidão e o começo da libertação do povo judeu. Por sua vez para o povo cristão essa comemoração significa a  ressurreição de Jesus Cristo. Ou seja, a sua passagem da morte para a vida e por isso não se comemora uma Festa de Páscoa  devidamente se não for com alegria, numa Atmosfera Mágica, pois temos de festejar a passagem de Jesus entre nós.

clip_image004

História

Um dos símbolos da Páscoa de maior significado são os ovos de Páscoa, pois além de ser o que as crianças aguardam com mais ansiedade ainda nos trás uma bela Mensagem de Vida, de começo. Antigamente os povos quando queriam enviar Mensagem de Amigos, desejando o bem a alguém, o faziam presenteando com ovos. Já a tradição dos coelhos como Símbolos da Páscoa vieram para as Américas trazidas pelos imigrantes alemães. Conta-se que uma família pobre resolveu dar ovos pintados como presente de Páscoa aos filhos e os escondeu para que numa Brincadeiras de Crianças estes os procurassem e aí diz a lenda que quando as crianças encontraram os ovos um enorme coelho passou correndo perto deles e então passaram a dizer que o coelho havia colocado os ovos, história que permanece ainda nos dias de hoje.

clip_image006

Ovos

No Egito, entretanto o coelho é símbolo de vida, de nascimento enquanto entre outros povos ele simboliza a fertilidade na medida em que se reproduz muito dando grandes ninhadas em espaços de tempo muito curtos. Sendo o coelho símbolo da Páscoa não é de admirar que ele esteja presente em todas as comemorações seja como ornamentação ou então como Presentes Especiais feitos de chocolate, pois que existem Receitas Mágicas para a fabricação de ovos e coelhos de chocolate.

clip_image008

Simbolos da Páscoa

Além destes Não Esqueça o mais antigo dos símbolos da Páscoa que é o cordeiro e que representa a aliança que Deus faz com o povo judeu. De acordo com o Antigo Testamento na celebração de Páscoa deveria ter pães sem o fermento e um cordeiro deveria ser sacrificado. Temos também o pão e o vinho que na Santa Ceia reapresentam muito mais que um símbolo na medida em que significa a verdadeira presença de Cristo junto com seu povo para perdoá-los e salvá-los. Nos dias atuais comemoramos a Páscoa lembrando a vida, morte e ressurreição de Cristo, que fez tudo por nós para que pudéssemos vencer a morte e viver para sempre a seu lado. (segue.......)

Fonte = http://www.culturamix.com/cultura/simbolos-da-pascoa

***************

clip_image009

Néveo J. Bello

O CHOCOLATE, NA GUERRA E NO AMOR

É impressionante imaginar que o tão gostoso chocolate, foi muito útil na Segunda Guerra Mundial e continua sendo muito útil também no Amor.

Na Segunda Guerra Mundial, ele o nosso herói Chocolate foi usado pelos soldados americanos, como alimento de urgência, com uma mistura especial com grande potencial energético, nas frentes de batalha.

No Amor ele pode ser usado em forma de Bombom, em caixas de variados formatos, embrulhados em papéis multicor e com laços de fitas elegantemente elaborados. Impressiona quem ganha e na hora de saboreá-los é uma delícia.

Mas a História do Chocolate poucos conhecem. Conversando com um amigo pesquisador, ele me contou tudo. Então passo aqui os fatos mais importantes. Procurando fazê-lo resumidamente, embora a história é longa.

No Brasil as primeiras plantações de Cacau, que é a semente de onde se produz o chocolate, foram feitas mais ou menos em 1750. Em solo baiano. A partir daí foi se espalhando para outros Estados na Amazônia, Nordeste e Centro Oeste, até os tempos atuais. Figurando o Brasil atualmente como o segundo maior produtor de Cacau do mundo.

O mais interessante é que o Cacau deu volta ao mundo até chegar ao nosso querido Brasil.

Consta das pesquisas que Colombo quando descobriu a América, foi recebido pelos nativos e dentre os pertences que lhe ofereceram como presente, estava também o Cacau.

Mas meu amigo apresentou relatos e documentos que mostram nos anos 600 a.C. o uso do chocolate (com fórmulas diferente logicamente) pelos Maias e Astecas.

Depois de 1500 quando os espanhóis desembarcaram na região onde hoje é o México, também encontraram o uso bastante difundido do chocolate, uma mistura e sabor daquela época. Naturalmente esta novidade foi levada para a Espanha e daí passando para outros países, aonde sempre iam introduzindo algo mais e modificando sua fórmula.

Atualmente o chocolate é um alimento saboroso e ao vê-lo fica difícil não saboreá-lo, mas para chegar a isso muitas pessoas, muitos especialistas trabalharam arduamente. Ficando assim no mundo todo as diversas fábricas e muitas marcas, os diversos tipos e sabores, saindo daí também os famosos Ovos de Páscoa.

Não pensam vocês que o Chocolate pode ser também uma grande arma na guerra pelo amor?

neveo@terra.com.br (Adaptado em 23 de março de 2012)

Marcas: http://variosassuntosnjb.blogspot.com/ Marcas: