Néveo J. Bello
O CHOCOLATE, NA GUERRA E NO AMOR
É impressionante imaginar que o tão gostoso chocolate, foi muito útil na Segunda Guerra Mundial e continua sendo muito útil também no Amor.
Na Segunda Guerra Mundial, ele o nosso herói Chocolate foi usado pelos soldados americanos, como alimento de urgência, com uma mistura especial com grande potencial energético, nas frentes de batalha.
No Amor ele pode ser usado em forma de Bombom, em caixas de variados formatos, embrulhados em papéis multicor e com laços de fitas elegantemente elaborados. Impressiona quem ganha e na hora de saboreá-los é uma delícia.
Mas a História do Chocolate poucos conhecem. Conversando com um amigo pesquisador, ele me contou tudo. Então passo aqui os fatos mais importantes. Procurando fazê-lo resumidamente, embora a história é longa.
No Brasil as primeiras plantações de Cacau, que é a semente de onde se produz o chocolate, foram feitas mais ou menos em 1750. Em solo baiano. A partir daí foi se espalhando para outros Estados na Amazônia, Nordeste e Centro Oeste, até os tempos atuais. Figurando o Brasil atualmente como o segundo maior produtor de Cacau do mundo.
O mais interessante é que o Cacau deu volta ao mundo até chegar ao nosso querido Brasil.
Consta das pesquisas que Colombo quando descobriu a América, foi recebido pelos nativos e dentre os pertences que lhe ofereceram como presente, estava também o Cacau.
Mas meu amigo apresentou relatos e documentos que mostram nos anos 600 a .C. o uso do chocolate (com fórmulas diferente logicamente) pelos Maias e Astecas.
Depois de 1500 quando os espanhóis desembarcaram na região onde hoje é o México, também encontraram o uso bastante difundido do chocolate, uma mistura e sabor daquela época. Naturalmente esta novidade foi levada para a Espanha e daí passando para outros países, onde sempre iam introduzindo algo mais e modificando sua fórmula.
Atualmente o chocolate é um alimento saboroso e ao vê-lo fica difícil não saboreá-lo, mas para chegar a isso muitas pessoas, muitos especialistas trabalharam arduamente. Ficando assim no mundo todo as diversas fábricas e muitas marcas, os diversos tipos e sabores, saindo daí também os famosos Ovos de Páscoa.
Não acham vocês que o Chocolate pode ser também uma grande arma na guerra do amor?