Este Blog como o próprio nome diz destina-se a publicar "Vários Assuntos". Assuntos estes de minha autoria, também de amigos ou de outros autores. Os meus aproveito além dos novos, os já publicados no Site RioTotal. Aceitando também Artigos de Colaboradores que se responsabilizarão totalmente pela sua Autoria. "Vários Assuntos" também em PAGINAS, logo no início. Vejam também no final dos Artigos "Postagens mais Antigas".
OLHO DE HÓRUS
xxx
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Cuidado com o colesterol!
segunda-feira, 13 de maio de 2013
COMO PENSAMENTOS SE TORNAM VÍCIOS QUÍMICOS
COMO PENSAMENTOS SE TORNAM VÍCIOS QUÍMICOS
janeiro 18, 2013 · by Estar Bem · in Corpo e Alma. ·
Somos o que pensamos. Essa é uma máxima muito difundida, mas será que é realmente entendida? Ser aquilo que pensamos pode ir muito além de pensarmos positivo para atrairmos coisas boas. No documentário“Quem somos nós”, que aborda a física quântica como instrumento para explicar a conexão entre mente e corpo, especialistas explicam como o pensamento atua na liberação de neuropeptídeos – substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais - que, ao logo do tempo, podem viciar nossas células.
Quando temos um pensamento, nosso cérebro libera certos neuropeptídeos que alimentam as células do nosso corpo, por meio dos receptores que possuem. Por exemplo, se sentimos mágoa, liberamos neuropeptídeos específicos produzidos pela mágoa. A medida que bombardeamos as células com a mesma atitude e a mesma química repetidamente, quando essa célula finalmente se dividi e produz uma célula irmã ou uma célula filha, terá mais receptores para esses neuropeptídeos emocionais em particular. Ou seja, os neuropeptídeos liberados pela sensação de mágoa se tornam necessários para as células. É semelhante ao mecanismo do organismo dos viciados em drogas.
A neurocientista americana Candace Pert possui amplo estudo sobre o assunto e acredita que que os neuropeptídeos e os receptores são uma chave para entender como a mente e o corpo estão interconectados e como as emoções podem ser manifestadas em todo o corpo. Para ela, criamos situações para satisfazer a necessidade química do nosso corpo, aquilo que produz o que nossas células estão viciadas.
“De fato, quanto mais aprendemos sobre os neuropeptídeos, mais difícil se torna pensar nos termos tradicionais sobre a mente e o corpo. Faz cada vez mais sentido falar de uma entidade única, integrada, um ‘corpo-mente’”, explica Pert.
Mas a boa notícia é que se um receptor para de receber alimento ele diminui. A neurocientista explica que os receptores mudam a sua sensibilidade e podem literalmente murchar se não são alimentados. Portanto, se desfazer de pensamentos negativos, arraigados em nossa mente pode ser uma tarefa difícil, como deixar o cigarro por exemplo, mas deve ser encarado como um padrão a ser desconstruído com treino e a escolha de não se entregar aos vícios emocionais.
Fonte: http://portalestarbem.com/2013/01/18/como-pensamentos-se-tornam-vicios-quimicos/
===================================
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Benefícios do cafezinho
Benefícios do cafezinho
02.05.2013 - Por Universo Jatoba - Deixe um comentário
Eu mesma sou fã incondicional. Tomo de manhã, depois do almoço e mais uma xícara no fim da tarde. Difícil achar quem não goste de tomar um cafezinho! Depois da água, é a bebida mais consumida no mundo. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, perde apenas para os Estados Unidos! Quer mais? E ao contrário do que muita gente pensa, faz muito bem à saúde se for ingerido sem excessos. O recomendado pelos especialistas é de três a seis xícaras ao dia.
Segundo estudos norte-americanos, o consumo de café pode diminuir as chances de infartos, de AVC, de diabetes e hipertensão, além de reduzir a incidência da osteoporose e de crises de asma. A bebida melhora ainda a capacidade de atenção, memória e aprendizado e ajuda na prevenção de Parkinson e Alzheimer, potencialmente devido ao seu efeito antioxidante. Além disso, o café é rico em nutrientes como cálcio, potássio, zinco, ferro, magnésio, aminoácidos, proteínas, lipídeos e antioxidantes.
O médico neurologista Jorge Moll Neto, presidente do Instituto D’Or Pesquisa e Ensino, diz que cada indivíduo é único e reage de uma forma. “Os horários mais recomendados para se tomar café são no café da manhã, depois do almoço e à tarde. Algumas pessoas não devem consumir café ao fim da tarde ou à noite, pois poderão ter insônia devido à cafeína”, explica.
Ele desenvolve pesquisa desde 2009 e o objetivo é entender os efeitos sensoriais causados pelo aroma do café no cérebro, especificamente nos mecanismos de prazer e motivação. “O café é riquíssimo em compostos químicos, muitos com efeitos biológicos ainda desconhecidos”, afirma.
O estudo verificou que o aroma do café age em vários circuitos cerebrais. “A primeira região que detectamos foi a da percepção olfativa ‘genérica’, chamada córtex olfativo, onde o cheiro é percebido”, explica. Segundo ele, qualquer tipo de cheiro ativa essa região, mas o que chama atenção, no caso do café, é a potência com que o aroma da bebida evoca ativação em outras regiões do cérebro, envolvidas na experiência de recompensa ou prazer, assim como em mecanismos da atenção seletiva.
A pesquisa pretende ainda descobrir se existem compostos com efeitos mais seletivos, ou seja, se estão associados a experiências subjetivas mais específicas e a regiões diferentes do cérebro. “Certos cafés com diferentes concentrações de substâncias podem ter efeitos diferentes em relação à atividade cerebral”, assegura.
Fonte = http://universojatoba.com.br/beneficios-do-cafezinho/
=========================================