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OLHO DE HÓRUS

OLHO DE HÓRUS
Tambem conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

19 DE AGOSTO – DIA DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA - O piloto civil Clóvis Candiota é considerado o Patrono da Aviação Agrícola no Brasil.

19 DE AGOSTO – DIA DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA - O piloto civil Clóvis Candiota é considerado o Patrono da Aviação Agrícola no Brasil. A aviação agrícola é praticada em todos os continentes, totalizando mais de 40 mil aeronaves em todo o mundo, sendo que a sua maior parte opera nos Estados Unidos e na União Soviética. Na Austrália e Nova Zelândia a aviação agrícola é também muito utilizada em operações de aplicação aérea de agroquímicos e fertilizantes em áreas de reflorestamento. Quase 60% de toda a proteção química da safra comercialmente usada nas terras agrícolas dos Estados Unidos são aplicadas com aeronaves. Em toda a nação, existem aproximadamente 15 mil aeronaves dedicadas ao uso agrícola. Os Helicópteros representam 9% do total dos vôos. Aproximadamente, 400 novas aeronaves agrícolas são produzidas por ano nos Estados Unidos.
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Novo Avião Agrícola KA-01 (2.000 litros – 750 SHP)
www.kraussaero.com.br
O potencial de mercado no Brasil para a aviação agrícola, considerando somente a área agriculturável, é para 10.000 aeronaves. Atualmente a área agrícola explorada no Brasil é de aproximadamente 70 milhões de hectares, mas ainda existem cerca de 500 milhões de hectares de áreas disponíveis para a agricultura a serem utilizadas. Essa área agrícola brasileira ainda a ser explorada corresponde à área total de 32 países da Comunidade Européia. História da Aviação Agrícola no Brasil No ano de 1946 um ataque maciço de gafanhotos (Schistocerca cancelata) devasta a região Sul do Brasil, mais precisamente a região de Pelotas (RS). O Engenheiro Agrônomo Leôncio Fontelles, Chefe do Posto de Defesa Agrícola do Ministério da Agricultura em Pelotas e o Comandante Clóvis Candiota, utilizando um avião de instrução modelo Muniz M-7 (Prefixo PP-GAP) do aeroclube de Pelotas, realizaram em 19 de Agosto de 1947 a primeira aplicação aérea no Brasil. Esse trabalho conjunto entre Leôncio Fontelles e Clóvis Candiota teve repercussão nacional e “marcou” o dia 19 de Agosto como o “Dia Nacional da Aviação Agrícola”. O piloto civil Clóvis Candiota é considerado o Patrono da Aviação Agrícola no Brasil. Existem ainda outras datas e eventos importantes para a aviação agrícola no Brasil, dentre elas podemos citar: a) Em 1967 foi realizado o primeiro CAVAG (Curso de Aviação Agrícola – 02/09 a 12/12/67).
b) Em 19 de Agosto de 1969 foi criada a Empresa Brasileira de Aeronáutica EMBRAER.
c) Em 1970 o avião agrícola EMB 200 Ipanema, batizado PP-ZIP, fez seu vôo inaugural no dia 30 de Julho.
Durante toda a década de 70 a aviação agrícola teve grande desenvolvimento. Nessa primeira década de fabricação do avião agrícola nacional Ipanema foram produzidas aproximadamente 400 aeronaves. Durante o período de 1970 até o ano de 2005 foram produzidas um número estimado de 1.050 aeronaves agrícolas Ipanema. Dentre os novos projetos de aviões agrícolas nacionais, merece destaque o avião agrícola KA-01, que está sendo desenvolvido pela empresa nacional Kraüss Aeronáutica (www.kraussaero.com.br). O novo avião agrícola KA-01 terá capacidade para 2.000 litros de produto agrícola e será equipado com uma turbina de 750 SHP.
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O novo avião agrícola KA-01 da Kraüss Aeronáutica
Novos Mercados para a Aviação Agrícola Não somente os grandes produtores de soja e algodão do cerrado brasileiro despertaram para as grandes vantagens das aplicações aéreas, mas também as empresas de reflorestamento industrial também estão começando a realizar testes de aplicações comparativas, objetivando analisar o custo benefício das aplicações aéreas de fertilizantes, fungicidas e inseticidas comparando com as aplicações terrestres, geralmente realizadas manualmente, e com baixo rendimento operacional, nessas áreas extensivas de florestas industriais. O interesse dessas empresas de reflorestamento para indústria por tecnologias de aplicação com alto rendimento operacional tem como fundamento as perspectivas de aumento das áreas de plantio dessa cultura. Estimasse que as áreas de plantio de Eucalipto e Pinus deverão aumentar de 7.000.000 de hectares para 15.000.000 de hectares nos próximos 10 anos. Outras culturas extensivas também estão sendo beneficiadas pelos trabalhos da aviação agrícola, como é o caso da cultura da cana-de-açúcar, onde a aplicação área de um hormônio (maturador) de crescimento acelera o ciclo da cana e seca a cana no momento ideal de concentração de sacarose, antecipando em um mês a colheita. Esse aumento da sacarose paga os custos da operação aeroagrícola.
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O mercado interno e das exportações de ethanol e açúcar, exigem um aumento imediato da área de plantio de cana-de-açúcar de 6 milhões de hectares para 15 milhões de hectares nos próximos 10 anos. Será imprescindível, como um forte aliado dos equipamentos de aplicação terrestre, o uso da aviação agrícola para conseguir esse aumento da área de plantio da cana-de-açúcar, nos trabalhos de aplicação de insumos agrícolas por todo o Brasil.
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Usos Especiais da Aviação Agrícola O avião agrícola também pode ser usado no combate a endemias urbanas como a dengue e a malária, substituindo os tradicionais caminhões que pulverizam inseticidas pelas ruas das cidades. Aplicações aéreas de óleo magnético e dispersantes aditivados biologicamente em derramamentos ou vazamentos de petróleo no oceano ou plataformas marítimas poderiam diminuir os riscos de contaminação ambiental nessas áreas extremamente sensíveis. É importante lembrar também o uso da aviação agrícola no combate aos incêndios florestais, sempre operando em conjunto com o pessoal e meios em terra. Informações sobre o autor: Manoel Ibrain Lobo Junior
  • Engenheiro Agrônomo, consultor e especialista em tecnologia de aplicação de agroquímicos.
  • Ministra cursos, treinamentos e palestras sobre tecnologia de aplicação aérea e terrestre.
  • Realiza avaliações de pulverizadores, aeronaves agrícolas e análise de risco de perdas por deriva nas pulverizações.
  • Desenvolve projetos de monitoramento da qualidade das aplicações de agroquímicos e adequação dos pulverizadores de acordo com as normas internacionais do protocolo GlobalGAP (Boas Práticas Agrícolas).
  • Professor do Curso de Pilotos Agrícolas da EJ Escola de Aeronáutica Civil Ltda. (www.ej.com.br), ministrando as matérias “Tecnologia de Aplicação Aérea”, “Planejamento Operacional”, “Usos Especiais da Aviação Agrícola”, “Regulagem e Calibração de Aeronaves Agrícolas”, dentre outras.
  • Consultor Técnico-Comercial para diversas empresas fabricantes de pulverizadores, fabricantes de bicos de pulverização, controles eletrônicos de pulverização, componentes de barras, acessórios para monitoramento da qualidade das pulverizações e outros.
  • Consultor da empresa Kraüss Aeronáutica (www.kraussaero.com.br), fabricante nacional de aviões agrícolas, fazendo parte da equipe técnica de desenvolvimento do projeto do novo avião agrícola KA-01.
  • É auditor GlobalGAP IFA - Instituto Genesis – IGCert (www.institutogenesis.org.br), membro do GlobalGAP National Technical Working Group (GlobalGAP NTWG).
Fonte = http://www.pulverizar.com.br/aviacao.htm =======================
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