--------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------- ------------------------------------------------ ------------------------------------------------ VÁRIOS ASSUNTOS: Alimentação e o câncer de próstata

OLHO DE HÓRUS

OLHO DE HÓRUS
Tambem conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

xxx

===================================

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Alimentação e o câncer de próstata

SAÚDE

Alimentação e o câncer de próstata

07.08.2013 - Por Universo Jatoba - Deixe um comentário (1)

Ujatoba_molho

Ujatoba_tomate

prevnext

Muitos homens ainda têm receio de fazer o exame de toque, mas com saúde não se brinca. Este é um dos caminhos para a descoberta do câncer de próstata. Você já vai entender o motivo deste assunto. É que hoje o Universo Jatobá vai responder ao leitor Celio Viana da Silva, que quer saber quais são as frutas recomendadas na alimentação de pacientes que estão em tratamento do câncer de próstata.

Uma das mais recomendadas é o tomate devido à alta concentração de licopeno. Clique aqui e veja o que já falamos sobre ele. O licopeno é um potente antioxidante, que auxilia a retardar o envelhecimento das células. Além disso, ele neutraliza os radicais livres e ainda estimula a ação do sistema imunológico. “A atividade do licopeno que mais merece destaque é a capacidade de reduzir praticamente pela metade os casos de câncer de próstata”, afirma a nutricionista Solange Ventura. Segundo ela, pessoas que comem pelo menos duas porções de molho de tomate por semana aparentemente reduzem em um terço o risco de desenvolver a doença.

Existem outros alimentos que auxiliam na prevenção da doença como o chá verde, semente de linhaça, castanha-do-pará, feijão, lentilha, soja, ervilha, massas integrais, peixes e carnes magras. Além de frutas e vegetais como goiaba vermelha, mamão papaia, melancia, morango, framboesa, brócolis, repolho, couve-flor, alface, espinafre, couve, cenoura e abóbora. Mas, segundo a nutricionista, “a relação dieta-risco de câncer de próstata ainda está sendo estudada, faltando haver uma maior confirmação científica. Uma das razões para isso é o fato de que a nossa dieta é rica e constituída por muitos alimentos diferentes. Os cientistas ainda não conseguiram isolar todos os nutrientes que estão envolvidos tanto na proteção do organismo contra o câncer de próstata e como também aqueles que podem causar a doença”.

A adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer, mas não se pode afirmar que a redução da ingestão de gorduras diminua o risco deste câncer. “Alguns estudos demonstraram haver correlação entre as gorduras encontradas na carne vermelha e laticínios com a elevação dos casos de câncer de próstata. Contudo, há estudos que não constatam essa correlação. Alguns pesquisadores encontraram evidências de que o óleo de peixes possa reduzir o risco do desenvolvimento de câncer da próstata, bem como o avanço de tumores já detectados”, afirma Solange.

Recomenda-se evitar o consumo das carnes processadas ou embutidos como presunto, bacon e salsichas. Eles contêm um alto teor de sal e de nitrato, que aumentam o risco da doença. “Alguns pesquisadores também encontraram evidências de que as carnes cozidas a altas temperaturas podem elevar o risco. Os cientistas acreditam que quando a carne é tostada ou grelhada com carvão podem libertar-se ou se desenvolver produtos químicos que originam radicais livres, que danificam as células”, esclarece.

Prefira também as preparações como assados ou grelhados sem o uso do carvão. Na hora de temperar, escolha os naturais como alho, cebola e salsinha e também o azeite de oliva extra virgem.

O câncer de próstata

A doença pode ter origem genética, mas, geralmente, ela é desenvolvida sem essa predisposição. A próstata fica logo abaixo da bexiga e a uretra, que é o canal por onde passa o xixi. Quando há alguma anormalidade e a próstata cresce, a uretra sofre um estreitamento e com isso, há uma série de sintomas característicos. O câncer de próstata no seu estágio inicial não tem sintomas e nos mais avançados pode causar dores ósseas e dificuldade para urinar.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure um urologista. O câncer é diagnosticado através do exame de toque, de sangue e de ultrassom. O exame do toque deve ser feito pelos homens a partir dos 40 anos e é muito importante que ele seja feito para a prevenção.

Pratique atividades físicas pelo menos trinta minutos por dia; tenha uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, leguminosas; reduza a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; limite o uso do açúcar e do sal, evite o uso abusivo do álcool; não fume; mantenha o peso na medida certa. “Estes procedimentos não são somente para a prevenção do câncer de próstata, mas também servem para prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, e outros tipos de cânceres, por exemplo”, completa a nutricionista.

Fonte = http://universojatoba.com.br/alimentacao-e-o-cancer-de-prostata/

====================================

VÁRIOS ASSUNTOS Marcas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário