--------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------- ------------------------------------------------ ------------------------------------------------ VÁRIOS ASSUNTOS: 25 de setembro – Dia do Rádio

OLHO DE HÓRUS

OLHO DE HÓRUS
Tambem conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e protenção, relacionado ao Deus Hórus. Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em tdas as épocas.

xxx

===================================

domingo, 25 de setembro de 2011

25 de setembro – Dia do Rádio

25 de setembro – Dia do Rádio

Foi aqui no Rio de Janeiro, que a 25 de setembro de 1884 nasceu EDGARD ROQUETTE PINTO, que viria a ser um dos mais importantes vultos de nossa terra.

Depois de assistir a uma transmissão elementar de rádio no Rio de Janeiro, através de transmissores colocados no alto do Corcovado, Roquette Pinto interessou-se pelo assunto e viu que o rádio seria o grande precursor da comunicação no Brasil. Apesar No primeiro teste, o Presidente de então (Afonso Pena) não se interessou em levar o modelo adiante. Os transmissores foram devolvidos aos Estados Unidos e tudo pararia aí não fora a visão de futuro de Roquette Pinto.

Sozinho não poderia levar seu plano adiante. Batalhando, conseguiu o apoio da Academia Brasileira de Ciências e do engenheiro Henrique Morize e fundou a primeira emissora de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1923.

No ano seguinte inaugurou-se a 2ª emissora, que recebeu o nome de Rádio Clube do Brasil. Ambas eram dirigidas por associados e somente alguns privilegiados tinham acesso a receptores ainda bastante artesanais.

Foi quando surgiram rádios de galena, um material proveniente de minério de
chumbo, que os "camelôs" da época reproduziam escondidos das autoridades.(Como sempre imbecis, o que hoje não é novidade).

ROQUETTE PINTO tinha por lema que o rádio era "para a cultura dos que vivem em nossa Pátria, para o progresso do país" e com esse espírito mantinha sua emissora totalmente educativa.

No final dos anos 20 já existiam aqui no Rio as emissoras Mayrink Veiga e Educadora
do Brasil, todas sobrevivendo com o esforço de seus proprietários e associados,
porque não era permitida a vinculação de comerciais no rádio. Somente, após um
decreto-lei do então "governo provisório"(?) de Getúlio, de n° 21.111 de 1° de março
de 1932 foi autorizada a publicidade no rádio.

Nessa mesma época, mais uma emissora entrou no ar:a Rádio Philips do Brasil, ligada à firma holandesa fabricante dos primeiros receptores de rádio que aqui chegaram, o
Philips.

Fundada a Rádio Philips, chegou Adhemar Casé outro pioneiro . Sendo permitida a propaganda comercial, Adhemar Casé, depois de criar na Rádio Philips (PRC-6) um programa com seu nome, saiu à procura de possíveis patrocinadores e, sem imaginar , ainda pioneiro, criaria o 1º "jingle" em nosso rádio, anunciando uma padaria na Rua Voluntários da Pátria (Padaria Bragança). E quem fez esse "jingle'? nada menos que Antônio Nássara, compositor inciando sua carreira.

A partir dessa época, as rádios comerciais foram se desenvolvendo com patrocionadores para seus programas fugindo ao estilo rádio- educativo (o sonho de Roquette Pinto) e começaram a irradiar discos com os sucessos de então,assim como contratar artistas que também estavam iniciando, além daqueles que já se apresentavam em teatros e circos e viram no rádio a possibilidade de um futuro promissor.

ROQUETTE, que já criara outra emissora (a PRD-5) Rádio Difusora da Prefeitura do Distrito Federal (atual Rádio Roquette Pinto) sentiu que estava na hora de se afastar e entregou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (PRA-2) ao então Ministério da Educação e Saúde, desde que mantivesse o sentido educativo. Isso em 7 de setembro de 1936. Essa emissora ainda hoje pertence ao atual Ministério da Educação, sendo conhecida como Rádio MEC.

Cinco dias depois, a Rádio Philips se transformou na Rádio Nacional, inaugurada como PRE-8, em 12 de setembro de 1936.

O rádio, embora não fosse aquele com o qual Roquette sonhou, não deixou de ter uma série de programas educativos, atrativos, criados por grandes nomes, como Almirante, Paulo Roberto, Paulo Tapajós, Genolino Amado e alguns outros.

Adhemar Casé manteve seu programa em diversas emissoras até o advento da televisão, quando passou a atuar na TV Tupi e teve seu "canto de cisne" no ótimo programa "Noite de Gala", já na TV Rio.

Roquette, embora afastado do rádio, continuou sua carreirra de professor até o início dos anos 50.

ROQUETTE PINTO faleceu em 18 de outubro de 1954, aos 70 anos.

por Norma Hauer



Nenhum comentário:

Postar um comentário