USP sobe 84 posições em ranking mundial de universidades
05 de setembro de 2011 • 10h27 • atualizado às 12h29
05 de setembro de 2011 • 10h27 • atualizado às 12h29
A USP, que no ano passado estava na 253ª colocação, subiu 84 posições e aparece no 169º lugar entre as melhores universidades do mundo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A divulgação do ranking inglês QS World University, nesta segunda-feira, trouxe uma boa notícia para os brasileiros, a Universidade de São Paulo (USP), que no ano passado estava na 253ª colocação, subiu 84 posições e aparece no 169º lugar entre as melhores universidades do mundo. A Unicamp configura entre as 300, na posição 235. E a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 381ª posição. Veja aqui o top 300.
A Universidade de Cambridge (Inglaterra) permanece na primeira colocação e a tradicional Harvard (Estados Unidos) como a segunda melhor do mundo, segundo lista elaborada pelo conselho acadêmico QS, entidade que se encarrega de avaliar a qualidade dos centros de educação superior.
Completam o top 10, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na 3ª colocação, seguido da Universidade Yale, Universidade de Oxford, Imperial College de Londres, Universidade College de Londres, Universidade de Chicago, Universidade da Pensilvânia e Universidade Columbia, na 10ª posição.
A avaliação de cada instituição tem 40% de peso na pesquisa acadêmica, 10% na pesquisa empregador, 20% no desempenho dos estudantes, 20% nas citações ao corpo docente, 5% de presença de corpo docente internacional e mais 5% de estudantes internacionais. O ranking avalia 700 universidades e considera o desempenho acadêmico da universidade nas áreas de artes e humanidades, ciências naturais, engenharia e tecnologia da informação, ciências sociais e ciências da vida.
Rankings
Estudar em uma das melhores universidades do mundo é um sonho para muitos jovens. Durante o ano existem diversas avaliações que medem a qualidade das instituições. Divulgado em julho, o ranking Webometrics Ranking Web of World Universities avalia a visibilidade na internet das instituições de ensino superior. Na última publicação a USP foi a instituição brasileira mais bem colocada no ranking geral, 43ª, e lidera entre as melhores na América Latina.
Na China, um ranking divulgado anualmente desde 2003 faz uma classificação das instituições de ensino superior mais "recomendadas" para se estudar fora do país. Entre elas, estão sete brasileiras: USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, Unesp, Unifesp e Ufrgs.
Fonte = Portal Terra
Acredito que o País ainda necessita de mais investimentos em todos os níveis da educação, mas é louvável a classificação das nossas universidades.Tem países e suas universidades que nem aparecem na lista.
ResponderExcluir